terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Produção Textual

RELATÓRIO OFICINA 08 – 15 / 08/2009


No dia 15 de agosto, aconteceu na E. E. Gonçalves Chaves a oficina das unidades 15 e 16 da TP 4 com o objetivo de discutir “ Processos de produção Textual”. Iniciamos o encontro retomando alguns questionamentos sobre como as cursistas têm se envolvido com o Gestar II. Esse momento era para que cada uma avaliasse o seu processo de repensar a prática pedagógica, e de que forma isso esta realmente ocorrendo. Participar do Gestar II não é apenas ler e aplicar atividades, mas promover uma mudança que seja profícua para alunos e professores. A proposta de discussão ficou um pouco no ar, enquanto umas disseram que estão realmente envolvidas, outras se mostraram receosas em falar sobre seu envolvimento com o programa.
Continuamos a oficina com o relato da aplicação do Avançando na prática, que foi prejudicado, em sua aplicação, devido à prorrogação do início das aulas. Mesmo assim, a cursista Norma fez uma adaptação e aplicou um avançando sobre textos informativos e produção de resumos. Aproveitando o tema do momento, a gripe HINI, ela aplicou em uma turma de 8º ano atividades de resumos e produção de textos. Inicialmente os alunos receberam vários textos informativos e a partir do material eles discutiram, trocaram informações e finalmente produziram textos e resumos sobre o tema. Segundo ela, uma das dificuldades dos alunos foi quanto ao vocabulário dos textos informativos e alguns não conseguiram determinar as informações mais relevantes. A cursista não relatou como procurou vencer essa dificuldade. Diante disso, o grupo ofereceu algumas sugestões como: leitura circular das atividades produzidas para observar adequação ou não ao tema e depois a reescrita dos textos.
Dando prosseguimento, discutimos sobre os textos teóricos que tratam do mergulho no texto.
No processo de compreensão de um texto é necessário que se faça algumas perguntas sobre ele, os seus objetivos, as perguntas são essenciais na atividade da leitura. Na realidade só lemos porque temos algum tipo de indagação sobre determinado assunto ou texto. Assim, para ajudar o aluno na leitura é fundamental o cuidado com o que, por que e como se pergunta. Após o debate, as cursistas fizeram a atividade proposta pela TP. A orientação era para que se produzisse um texto publicitário a partir de uma imagem. Depois elas deveriam adaptar a atividade para seus alunos, levando em conta o perfil da turma. Entre as atividades, percebi que o uso das perguntas , em suas várias modalidades: dados, inferências , valores opiniões e relações entre textos foram bem explorados. Vale lembrar que a proposta e o texto orientador, com linguagem verbal e não verbal, favoreceu o trabalho. Dessa forma, é importante a atenção na escolha do texto, do material a ser apresentado e trabalhado. Ao fim dos trabalhos, pedi que as cursista fizessem a leitura das unidades 17 e 18 para o próximo encontro dia 12 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário