terça-feira, 22 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO

No dia 07 de novembro de 2009, no CESEC de Montes Claros aconteceu a oficina de avaliação do Gestar II. A proposta da oficina era de interpelar as cursistas sobre o seu envolvimento, desenvolvimento e resultados até o momento do programa. Para isso, o grupo de português elaborou 12 questionamentos que foram respondidos individualmente:
1. Como acontece o Gestar II em sua escola e na sala de aula?
2. Fale sobre a sua concepção de Língua antes e depois do Gestar II.
3. Comente os conceitos apreendidos nos TPs 3, 4 e 5.
4. A partir dos conceitos apreendidos, como você aprimorou o planejamento das suas ações pedagógicas?
5. Qual material do Gestar II foi mais útil na sua prática pedagógica?
6. Foi preciso fazer adequações do material do Gestar II para atender as necessidades dos seus alunos? Quais?
7. Como foi a aceitação do Gestar II pelos alunos?
8. Quais as dificuldades de leitura mais comuns encontradas nas atividades dos seus alunos?
9. Quais as dificuldades de escrita mais comuns?
10. De que forma você procura solucionar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos?
11. Que evoluções você percebeu nos seus alunos a partir do Gestar II?
12. Comente a socialização das práticas pedagógicas nas oficinas.

Depois que responderam as perguntas, as cursistas socializaram suas reflexões e trocaram informações, rapidamente, sobre o andamento do projeto, pois muitas utilizaram as até mais do que quatro horas para responder os questionamentos. Com isso percebi que muitas a dificuldade de escrita, às vezes, não está so no aluno,mas a partir da socialização das respostas , percebi o real envolvimento das cursistas de Montes Claros com o Gestar II. Entretanto, a maioria delas reclama da questão do tempo, uma vez que algumas oficinas ocorrem em datas próximas uma da outra, o que costuma dificultar o desenvolvimento das atividades com os alunos. A oficina se mostrou produtiva, pois proporcionou uma boa reflexão sobre as contribuições do Gestar II para as prática pedagógica de todas nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário