No dia 14 de novembro de 2009, aconteceu no CESEC a oficina de número 11 do GestarII.  O objetivo dessa oficina é   identificar estratégias relacionadas  a argumentação, planejamento e revisão dos textos.   Inicialmente foi discutida a teoria tratada nas unidades 21 e 22 da TP  6 e  o relato dos avançando na prática aconteceu naturalmente, uma vez que as cursistas utilizaram  a aplicação dos exercícios para exemplificar algumas estratégias de produção e revisão de textos.  Vale lembrar que as cursitas que trabalham com  turmas de 8º e 9º disseram ter aproveitado   muito a TP, pois o  genero artigo de opinião é bem aceito pelos adolescente quando aborda temas pertinentes a sua idade como: usso de tatuagens, acessótios, namoro, gravidez, relaciomanento familiar  e outros. Esses assuntos despetam o interesse dos alunos e uma forma de fazê-los escrever é a  produção de jornais em sala de aula.   Após as discussões, a turma  fez uma atividade e elaborou um plano de aula a partir de uma  atividade proposta.  
A atividade constava de concluir uma crônica de Moacir Scliar da seguinte forma:
Ler a primeira parte da crônica;( Espírito Carnavalesco)
Eleger alguém para fazer anotações;
Oralmente cada membro da equipe deveria sugerir um desfecho, que seria anotado;
Rever as anotações, descartar aquilo que o grupo reprovar e montar o texto a partir do que foi selecionado.Após a apresentação dos trabalhos, e planos de aula encerramos a oficina com a proposta de estudos das unidades 23 e 24 ( TP 6) para o próximo encontro. A avaliação da oficina foi positiva e segundos as cursistas a atividade é uma oportunidade para que os alunos troquem informações sobre construção de textos. A produção textual em grupo oportuniza a observação da coerência textual, uma vez que a correção e revisão se dá automaticamente. Outro ponto importante é que a atividade contempla a produção escrita e oral.
Ler a primeira parte da crônica;( Espírito Carnavalesco)
Eleger alguém para fazer anotações;
Oralmente cada membro da equipe deveria sugerir um desfecho, que seria anotado;
Rever as anotações, descartar aquilo que o grupo reprovar e montar o texto a partir do que foi selecionado.Após a apresentação dos trabalhos, e planos de aula encerramos a oficina com a proposta de estudos das unidades 23 e 24 ( TP 6) para o próximo encontro. A avaliação da oficina foi positiva e segundos as cursistas a atividade é uma oportunidade para que os alunos troquem informações sobre construção de textos. A produção textual em grupo oportuniza a observação da coerência textual, uma vez que a correção e revisão se dá automaticamente. Outro ponto importante é que a atividade contempla a produção escrita e oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário