terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ESTILO, CORÊNCIA E COESÃO

RELATÓRIO – OFICINA 09 - 12/09/2009

A oficina de número 09, do dia 12 de setembro de 2009, aconteceu de forma coletiva com todas as turmas e formadores de Língua Portuguesa. A opção por uma atividade coletiva foi com o intuito de dinamizar um pouco mais os debates e também repassar informações acerca da última formação em BH. Planejamos a exibição do filme “ Narradores de Javé” , mas por uma questão técnica não foi possível . Então, partimos para o “Plano B”, que era discutir as unidades 17 e 18 da TP 5 através dos slides sobre os textos e atividades. A apresentação foi de forma dialogada e se mostrou bem produtiva. Dei início à discussão, logo depois Cris deu prosseguimento e Julimar Daniele e Ana Grey aplicaram uma atividade. Ainda que não tenhamos planejado um relato de experiências para a oficina coletiva, no decorrer das discussões eles aconteceram naturalmente, uma vez que para exemplificar a respeito das unidades ou mesmo sobre alguma estratégia, muitas cursistas relataram sobre suas práticas pedagógicas. As unidades tratavam da noção de estivo como escolha ou traço pessoal e coerência que cuida dos sentidos do texto e das sequências lógicas do texto. Percebemos a relevância em se valorizar os traços pessoais dos alunos, e, que isso muitas vezes é um forma de incentivo à escrita.
Após o intervalo do lanche as cursistas se dividiram em grupo para uma atividade. A proposta era a análise de um texto publicitário, vinculado em vários canais de mídia. Os grupos teriam que relacionar os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal; associar os conceitos desenvolvidos pela TP e observar a articulação da coerência textual. As cursista julgaram proveitosa a atividade e se propuseram a uma adaptação por série/ano para aplicação nas turmas.
Após as apresentações enceramos a oficina propondo o estudo das unidades 19 e 20 para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário