RELATÓRIO – OFICINA INTRODUTÓRIA GESTAR II
No dia 30 de maio de 2009, a 22ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) e os professores formadores do Gestar II promoveram a oficina introdutória do programa. A oficina ocorreu em dois momentos, manhã e tarde, perfazendo um total de 8 horas. O objetivo era apresentar o Gestar II à comunidade escolar.
Pela manhã, diretores, especialistas e os cursistas de matemática e português tomaram conhecimento do histórico do programa, parceiros e organização. A oficina iniciou com uma reflexão sobre a importância e o valor de cada um. Em seguida a coordenadora Sandra caracterizou o Gestar II, seus objetivos, público alvo, perfil dos formadores e cursistas, parceiros e expectativas. Dando continuidade a essa primeira parte, os professores formadores de Língua Portuguesa e Matemática apresentaram a proposta pedagógica e o currículo de cada disciplina.
No período da tarde, os cursistas foram divididos em turmas e cada professor formador pode estabelecer um melhor contato com eles. Para esse segundo momento, o grupo de Língua portuguesa, do qual faço parte, esquematizou um passo a passo para o trabalho, objetivando uma melhor clareza sobre o GestarII.
1º Passo: Apresentação dos cursistas
2º Passo: Apresentação da metodologia do Gestar II:
2.1 - Atividades individuais e a distância do professor cursista
2.2 - Oficinas coletivas ( encontros de formadores e cursistas)
2.3 - Plantão Pedagógico.
2.4 - Acompanhamento Pedagógico.
2.5 - Avaliação
2.6 - Certificação
3º Passo: Apresentação do Material.
4º Passo: Orientação da realização do projeto.
5º Passo: Organização do tempo do cursista.
6º Passo: Tempestade de idéias ( Se der tempo)
7 º Passo : TAREFA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO.
Para apresentação dos cursistas foi utilizada a dinâmica das mensagens e já nesse momento ficou claro que muitos dos que estavam ali necessitam realmente de um norteador para seu trabalho. Para além disso, senti que nós professores carecemos de um momento de discussão didática coletiva, e o programa poderá auxiliar quanto a isso. A respeitos do material, o pessoal se mostrou muito receptivo e o que julguei muito importante é que algumas professoras demonstraram grande interesse pelo desenvolvimento do projeto, uma vez que pretendem ingressar no mestrado e acreditam que o Gestar II poderá ajudar-lhes. A minha turma consta de 31 professores ( 29 mulheres e 2 homens) dos quais 26 compareceram nessa primeira oficina. A impressão que ficou é que os cursistas entenderam bem a proposta e estão dispostos a desenvolvê-la. E, que nós professores formadores, cumprimos bem o nosso papel. Segundo o cronograma teremos oficinas nos dias:
No dia 30 de maio de 2009, a 22ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) e os professores formadores do Gestar II promoveram a oficina introdutória do programa. A oficina ocorreu em dois momentos, manhã e tarde, perfazendo um total de 8 horas. O objetivo era apresentar o Gestar II à comunidade escolar.
Pela manhã, diretores, especialistas e os cursistas de matemática e português tomaram conhecimento do histórico do programa, parceiros e organização. A oficina iniciou com uma reflexão sobre a importância e o valor de cada um. Em seguida a coordenadora Sandra caracterizou o Gestar II, seus objetivos, público alvo, perfil dos formadores e cursistas, parceiros e expectativas. Dando continuidade a essa primeira parte, os professores formadores de Língua Portuguesa e Matemática apresentaram a proposta pedagógica e o currículo de cada disciplina.
No período da tarde, os cursistas foram divididos em turmas e cada professor formador pode estabelecer um melhor contato com eles. Para esse segundo momento, o grupo de Língua portuguesa, do qual faço parte, esquematizou um passo a passo para o trabalho, objetivando uma melhor clareza sobre o GestarII.
1º Passo: Apresentação dos cursistas
2º Passo: Apresentação da metodologia do Gestar II:
2.1 - Atividades individuais e a distância do professor cursista
2.2 - Oficinas coletivas ( encontros de formadores e cursistas)
2.3 - Plantão Pedagógico.
2.4 - Acompanhamento Pedagógico.
2.5 - Avaliação
2.6 - Certificação
3º Passo: Apresentação do Material.
4º Passo: Orientação da realização do projeto.
5º Passo: Organização do tempo do cursista.
6º Passo: Tempestade de idéias ( Se der tempo)
7 º Passo : TAREFA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO.
Para apresentação dos cursistas foi utilizada a dinâmica das mensagens e já nesse momento ficou claro que muitos dos que estavam ali necessitam realmente de um norteador para seu trabalho. Para além disso, senti que nós professores carecemos de um momento de discussão didática coletiva, e o programa poderá auxiliar quanto a isso. A respeitos do material, o pessoal se mostrou muito receptivo e o que julguei muito importante é que algumas professoras demonstraram grande interesse pelo desenvolvimento do projeto, uma vez que pretendem ingressar no mestrado e acreditam que o Gestar II poderá ajudar-lhes. A minha turma consta de 31 professores ( 29 mulheres e 2 homens) dos quais 26 compareceram nessa primeira oficina. A impressão que ficou é que os cursistas entenderam bem a proposta e estão dispostos a desenvolvê-la. E, que nós professores formadores, cumprimos bem o nosso papel. Segundo o cronograma teremos oficinas nos dias:
o6/o6 - 20/06 - 11/07 - 15/08 - 29/08 - 12/09 e 2ª Etapa de Formação de 21 a 25/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário