sábado, 25 de abril de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

Oi pessoal!
Para produzir esse texto fiz uma gostosa viagem às minhas memórias de leitora. Nas primeiras séries a leitura foi para mim um momento de descobertas e aprendizado. Comecei a ler com “ O barquinho amarelo”, uma misturava de histórias e desenhos que aguçaram a minha imaginação. Ainda na primeira série ganhei o meu primeiro livro “O jacarezinho egoísta” , nunca me esqueci daquele momento.
O gosto pela leitura me pegou na pré-adolescência quando por curiosidade li “Polliana Menina”, livro que era trabalho de escola de um dos meus irmãos. A menina do contente fez o bicho leitor me picar e veio a fase dos romances: revistas Sabrina, Sidney Sheldon, Harold Hobins, Adelaide Carraro, Cintian Freemman, Saint-Exupéry, O diário de Anne Frank e outros. Depois da adolescência comecei com os clássicos da literatura brasileira e mundial e entre os meus autores preferidos estão o Gabriel Garcia Marques pela sua irreverência e capacidade de trabalhar o imaginário e o fantástico com tanta simplicidade, Guimarães Rosa pela escrita que me faz pensar e Marina Colassant por simples prazer. O hábito de ler me ajudou muito na graduação, uma vez que devido à prática de leitura não tive problemas com os textos teóricos.
Em 2008 acompanhei a saga dos Terra/Cambará através da trilogia “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo e recomendo aos meus colegas do Gestar II , pois essa leitura nos permite entender melhor a história política de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário