RELATÓRIO – GESTAR II
   No período de 23 a 27 de março,  aconteceu o primeiro módulo do Gestar II, Programa Gestão da aprendizagem Escolar,  em Montes Claros / MG. É um programa de formação continuada de professores dos anos/séries finais do ensino fundamental.  A modalidade do programa  é semipresencial,  orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando  a melhoria do processo ensino aprendizagem . Ele busca  a atualização   dos saberes profissionais  por meio de subsídios e do acompanhamento  da ação do professor no próprio local do trabalho, tendo como base os Parâmetros Curriculares  do Ensino Fundamental. Em Montes Claros,  no primeiro módulo,  o Gestão atendeu a um total de 120 professores de  todo o Estado,  80 de L. portuguesa e 40 de matemática.
No  primeiro dia do curso, 23 de março, o Gestar  foi apresentado, em sua estrutura,  pelas orientadoras de Matemática((Regina)  e Português (Tamar). Os professores de português começaram seus trabalhos com a professora Tamar  Rabello que entregou a todos o material fornecido pelo MEC.  O material dos professores formadores é composto de 6 TP’s( cadernos de  teoria e prática),  1 Guia geral, 1 Caderno do formador  e 12 AAA’s(  atividades de apoio a aprendizagem, formador/cursista ).  Esse material é um orientador didático para o desenvolvimento da formação dos professores. Após as  explicações de como manusear o material, Tamar informou  que os formadores serão avaliados a partir de   relatórios, criação de um blog para troca de idéias, portifólio e memoriais. No período da tarde, os formadores foram divididos em grupos  que  fizeram uma atividades(oficina) sobre gêneros e tipos textuais em que se  deveria   selecionar, classificar e exemplificar como  usá-los  na sala de aula.   Após as apresentações ficou claro a relevância de se trabalhar os gêneros e tipos textuais, explicando aos alunos a função social e necessária dos textos.
Na terça, 24 de março, os trabalhos foram iniciados com a dinâmica dos trechos  de músicas e pensamentos, para que  se percebesse  como os textos nos rodeiam e  que é importante fazer com que os alunos escrevam e divulguem sua escrita.  Logo depois,  começou o estudo da TP 3 que aborda o tema Gênero e Tipos textuais, discutindo as semelhanças e diferenças entre eles.   Alem disso foi debatido o hibridismo dos  tipos textuais.  Ao fim da tarde,    as atividades da TP foram analisadas, discutidas e avaliadas quanto ao eixo temático, objetivos e aplicabilidades.
Quarta dia 25,    discutiu-s e a TP 4  ( Leitura e processos de escrita) e, no período da tarde, foram produzidas  releituras e recriações  do conto  “ A moça tecelã” de Marina Colassanti. A atividade mostrou as variadas possibilidades de reconstrução e reformulação do texto a partir da mudança dos  gêneros e tipos textuais. Vale lembrar que na própria apresentação do texto ( leitura, tom de voz, imagem)  já é  possível criar mecanismos de se expandir o texto.  A atividade mostrou-se proveitosa e até revelou talentos.  Ainda no dia 25,   debateu-se sobre os tipos de leituras: objetiva, inferencial e avaliativa.  Fez-se um trabalho de intergeneralidade com   seqüência de leituras em textos visuais( ling. não verbal). Os grupos deveriam definir o eixo temático da leitura  e sugerir   atividades   adequadas para os alunos.
No dia 26, quinta-feira,  foi trabalhada  a TP 5 (Estilo, coerência e Coesão)  que discute a tessitura dos textos através da coerência das idéias, da coesão lingüística e intencionalidade do autor(estilo) .  Em um segundo momento   estudou-se sobre  os princípios da  textualidade que leva em conta a aceitabilidade do texto, o que ele traz de informações e  seu contexto de usos e  necessidades. Traçou-se um paralelo  sobre a diferença entre estilo e  dialeto, ficando claro que o estilo é uma questão de   escolha e o dialeto é algo natural  no processo de produção do texto.  Ao final do dia de trabalho, Tamar orientou os formandos quanto à criação do blog.
No último dia de formação, sexta, 27 de março, os grupos se reuniram de dois  em  dois para uma atividade  que deveria explorar a questão cultural da região. Os grupos apresentaram cantigas de roda, jogo de versos, serestas, produção de cartão postal, teatro,  receitas típicas, horóscopo , cantoria,  etc.  No intervalo ocorreu um momento de descontração com apresentações por parte de alguns formadores.  Logo depois foi exibido o filme “Narradores de Javé” . como o tempo não era suficiente para o debate sobre o filme, que trata da temática da oralidade,   escrita,  e papel do escritor/ narrador no processo de construção do texto/história(estória).  A expectativa e de que  debate aconteça através dos blog’s. A verdade é  que  a semana de formação deixou um gostinho de quero mais. Agora é mergulhar nas TP”s e mãos à obra.
sábado, 25 de abril de 2009
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